O projeto de alimentação e distribuição de energia elétrica, ou seja, um projeto de instalações elétricas depende de determinadas regras e parâmetros definidos pela lei, sendo necessário recorrer a regulamentação e normas, nomeadamente as Regras Técnicas de Instalações Elétricas de Baixa tensão (RTIEBT) e outras normas Portuguesas mais relevantes para assim poder assegurar as condições necessárias para elaboração de um projeto de instalações elétricas.
Na concretização de um projeto a nível das instalações elétricas, existem considerações e procedimentos para o dimensionamento da instalação. Os aspetos fundamentais para cada parte constituinte do projeto são os seguintes:
Conceção das instalações.
Indicação das caraterísticas técnicas dos equipamentos a empregar ou das respetivas normas. Caraterísticas dos aparelhos de utilização previstos para que se permitam dimensionar os circuitos em que estão inseridos.
Os circuitos e as respetivas proteções contra sobreintensidades, com os cálculos eventualmente necessários para o seu efeito.
As instalações de entrada, indicação das proteções contra sobreintensidades e respetiva justificação.
Indicação do sistema adotado para proteção das pessoas e descrição pormenorizada da execução dos circuitos de proteção e dos respetivos elétrodos de terra.
Alimentações necessárias a máquinas ou outros equipamentos.
Todo o processo/projeto elétrico de uma obra deve ser constituído pelos seguintes elementos: - Comprovativo de inscrição como técnico responsável pela elaboração de projetos, na ordem profissional respetiva (Ordem dos Engenheiros ou Ordem dos Engenheiros Técnicos);
- Ficha de identificação do projeto;
- Ficha eletrotécnica;
- Termo de Responsabilidade;
- Memoria Descritiva, Justificativa;
- Peças Desenhadas:
Planta de localização, com uma escala não inferior a 1:2500;
Plantas com o traçado das canalizações indicando os elementos que satisfazem o dimensionamento correto conforme descrito na memória.
Poder-se-á incluir alçados, cortes ou pormenores.
Esquemas de circuitos, incluindo numeração, e dispositivos a montante e a jusante.

Comentários