top of page

Legalização de obras

A legalização de obras refere-se ao processo pelo qual uma construção ou intervenção ilegal é regularizada junto às autoridades competentes, geralmente uma Câmara Municipal. Esse processo é necessário quando a obra foi executada sem a devida licença ou não está em conformidade com as normas urbanísticas. A legalização de obras é um processo geralmente da iniciativa do interessado, e é aplicado às construções que se encontram concluídas, ou já iniciadas, sem que tenha sido obtido a licença de construção e a licença de utilização.

Legalizar uma obra ilegal em Portugal envolve um processo específico que pode variar conforme o município. Aqui estão alguns passos gerais a seguir:

1.    Identificação da situação

Verificação da natureza da irregularidade da obra. Isso pode incluir construções não licenciadas, alterações não autorizadas, entre outros.

2.    Consulta à Câmara Municipal

Reunião na Câmara Municipal da sua área para obter informações sobre a legislação e os procedimentos específicos. É fundamental entender o que é necessário para o seu caso.

3.    Elaboração de um pedido de legalização

Preparação da documentação necessária, que geralmente inclui:

o    Requerimento de legalização.

o    Projeto da obra.

o    Documentos de identificação.

o    Comprovativo da propriedade do imóvel.

4.    Arquiteto ou Engenheiro

 É necessário um Arquiteto/Engenheiro devidamente habilitado e qualificado para elaborar os projetos, ajudar na submissão do pedido e acompanhar o processo de legalização.

5.    Submissão do pedido

Apresentação do pedido de legalização na Câmara Municipal, juntamente com toda a documentação exigida.

6.    Análise do pedido

 A Câmara irá analisar a solicitação e poderá exigir adaptações ou correções para que a obra esteja em conformidade com o plano diretor e as normas de urbanismo.

7.    Pagamento de taxas

Esteja preparado para pagar as taxas de legalização que a Câmara Municipal poderá exigir.

8.    Obtenção do alvará

Se o pedido for aprovado, receberá um alvará que oficializa a legalização da obra.

9.    Inspeções

 A Câmara pode realizar inspeções para garantir que a sua obra está em conformidade com as normas e o projeto aprovado.

10.  Registo da construção

Após a conclusão, deve fazer os registos adequados na conservatória do registo predial para que a construção esteja oficialmente reconhecida e atualizada.

Lembre-se de que a legalização de uma obra pode ser um processo complexo, e é recomendável consultar um profissional de arquitetura/engenharia para garantir que segue todos os procedimentos corretos.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page